Identificação dos Vidros de Automóveis

Os Vidros

Originalmente, os vidros aplicados nos automóveis cumpriam exclusivamente a função de proteção e isolamento do habitáculo. Atualmente, a evolução dos automóveis exige vidros que se adaptem às novas exigências no que concerne à segurança e conforto, desempenhando um papel fundamental para o conjunto estrutural. Por este motivo, os elementos em vidro, tal como quaisquer outros montados num veículo, estão sujeitos a rígidas normas de homologação e identificação.

fabrica parabrisas

Homologação na Europa

Os vidros fazem parte da estrutura da carroçaria e tem uma responsabilidade direta na segurança ativa e passiva do veículo. Para serem homologados, são submetidos a uma série de provas e ensaios rigorosos que no caso da União Europeia estão regulamentos pela Diretiva 92/22/CEE e a diretiva adaptada ao progresso técnico, 2001/92/CE, da Comissão, de 30 de Outubro.

Segundo as especificações gerais desta norma, todos os vidros e principalmente os pára-brisas, devem cumprir uma série de requisitos, tais como:

  • reduzir ao máximo as lesões nos ocupantes em caso de quebra;
  • suportar os esforços e tensões que se possam produzir durante a condução;
  • suportar agressões de produtos químicos;
  • apresentarem uma transparência que permita uma visão perfeita sem distorção dos objetos nem das cores;
  • Em caso de quebra do pára-brisas, o condutor deve continuar a ver com clareza suficiente.

Para garantir que os vidros cumprem os requisitos de segurança ativa e passiva exigidos, estes são submetidos a uma série de provas e ensaios estabelecidos através dos requisitos técnicos que constam da Directiva n.º 92/22/CEE, de 31 de Março, substituídos pelos requisitos do Regulamento n.º 43 da CEE/NU, que se encontra aprovado pelo Decreto n.º 14/90, de 24 de Maio. Algumas das provas e ensaios são as seguintes:

  • ensaio de fragmentação;
  • prova de resistência mecânica;
  • prova de resistência ao meio ambiente;
  • prova de qualidades óticas;
  • prova de comportamento em caso de choque com a cabeça;
  • prova de resistência a agentes químicos.

 

Identificação do Vidros

Um vidro homologado segundo o Regulamento nº 43 tem que ter impressa a marca de homologação, indelével e perfeitamente legível situada numa zona visível.
Esta marca compõe-se por uma série de símbolos e códigos exigidos e ainda outras informações complementares requeridas pelos fabricantes do vidro e do automóvel.

Marca de Homologação

Os vidros levam impressos a letra “E” seguida de um número correspondente ao país que expediu a homologação, dentro de um círculo de 8mm de diâmetro.

Tipo e Número de Homologação

O tipo de homologação aparecerá indicado pelo número “43” seguido da letra “R” (43R) que indica que está homologado em conformidade com o Regulamento do nº 43. Separado por um traço encontra-se o número de homologação correspondente a cada tipo de vidro.

Tipo de Vidro

Junto à marca de homologação está o símbolo que indica o tipo de vidro. Embora esta informação não seja obrigatória, ela é importante para cumprir os requisitos tanto dos fabricantes dos vidros como dos fabricantes dos automóveis.

Identificação do Fabricante do Veículo

Por norma, os fabricantes de automóveis, estabelecem a forma e modo de como irão ficar identificados os vidros com o nome ou logotipo.

Data de Fabrico

Os fabricantes têm normas internas para a marcação da data de fabrico do vidro, não existindo uma codificação estabelecida universalmente.
No entanto, os principais fabricantes de vidros, adoptaram o seguinte sistema:

Identificação do Ano de Fabrico

Normalmente é representado por uma das duas seguintes formas:

  • utilização do número que representa o último dígito do ano de fabrico;
  • utização de estrelas cujo número corresponderá ao último dígito do ano de fabrico

Identificação do Mês de Fabrico

Habitualmente é representado através de pontos junto ao dígito que corresponde ao ano de fabrico.

Como se fabrica um vidro

Receba as novidades por Email

Se encontrou algum conteúdo que lhe interessa, inscreva-se para receber um resumo mensal com todas as novidades.
Email
Nenhum dado será fornecido a terceiros