
O sistema
Os pneus têm um sistema de codificação moldado nas suas paredes laterais externas que nos permite perceber as suas características técnicas. Essa grande quantidade de informação vem impressa, em relevo e é o seu significado que vamos apresentar aqui.
1 - O fabricante e o modelo
Cada fabricante dispõe de uma grande variedade de modelos que variam essencialmente no tipo de piso, sulcos e dureza. Como exemplo, existem pneus de verão, de inverno, ambas estações, os M+S (mud and snow) e os Run Flat.

2 - As dimensões

185 / 65 R 13
Esta é a largura em milímetros do pneu de um flanco ao outro quando em repouso e visto de frente. Isto é conhecido como a largura da secção.
Esta é a razão entre a altura da parede lateral do pneu, (altura da secção), expressa em percentagem da largura. É conhecida como a relação de aspecto. Neste caso, 65% dos 185 milímetros é igual a 120,25 milímetros – a altura da secção.
O “R” indica que o pneu é de construção radial.
Este é o diâmetro em polegadas do aro da roda que o pneu foi concebido.
3 - Os índices de velocidade e carga
Índice de Velocidade

Índice de Carga
4 - DOT (Department of Transportation)

DOT U2LL LMLR 5107
Este é o código do fabricante e da respectiva fábrica onde o pneu foi produzido. Neste caso, o código U2 corresponde à SUMITOMO RUBBER INDUSTRIES, LTD. em FUKUSHIMA, JAPÃO.
O código do tamanho do pneu é composto por dois dígitos e estão na posição 3 e 4.
Grupo de símbolos opcionais do fabricante, para identificar a marca ou outras características importantes do pneu).
Os últimos 4 dígitos mostram-nos a data de fabrico, sendo que os 2 primeiros correspondem ao número da semana e os 2 últimos ao ano. Neste caso podemos verificar que o pneu foi fabricado na 51ª semana do ano de 2007.
5 - Homologação ECE
Quando um pneu apresentar o símbolo ECE, significa que ele é certificado e aprovado para atender aos padrões ECE quanto a dimensões físicas, exigências de marcação e regulamentações de resistência em alta velocidade. A marcação é feita até a letra E e um número representando o país de liberação da folha de aprovação, seguido por uma combinação de números exclusiva para cada produto.
6 - Homologação de Ruído Europeia
Quando um pneu apresentar o número de Ruído Europeu Aprovado significa que ele atende as Diretivas 2001/43/EC, respeitando os novos níveis de emissão de ruído estabelecidos para países Europeus.
7 - Indicador de Desgaste
T.W.I. - Tread Wear Indicator (Indicador de Desgaste da Superfície de Rolamento)
O TWI é um recurso de segurança importante que permite mostrar facilmente quanta superfície de rolamento resta no pneu. Barras de borracha estreitas são moldadas numa altura de 1,6 mm (2/32″) na parte inferior das ranhuras da superfície de rolamento. Quando o desgaste da superfície de rolamento atinge essas barras, o pneu deve ser substituído.